A castração em gata é um procedimento veterinário consistente na remoção definitiva dos órgãos reprodutores femininos e/ou masculinos. Esse procedimento tem como objetivo principal a prevenção da reprodução. O procedimento é realizado recentemente em gatas a partir dos 4 meses de idade e também nos gatos, que podem ter a castração realizada a partir dos 5 meses.
O que é a castração em gata?
A castração em gata é a remoção cirúrgica de ambas as glândulas sexuais (órgãos reprodutivos), sendo estas glândulas responsáveis por controlar os ciclos hormonais da gata para manter a fertilidade. É um procedimento simples, realizado sob anestesia geral, que proporciona à animal a remoção dos órgãos reprodutivos, tais como: útero, trompa de falópio e ovários.
Como funciona?
A castração em gata é um procedimento simples. Primeiramente, o veterinário realiza uma avaliação clínica da gata e pede exames de sangue e urina para avaliar a condição de saúde. Após o término desses exames, a gata é submetida à anestesia geral, seguida pelo procedimento cirúrgico. A recuperação da gata ocorre em aproximadamente 24 horas e ela é liberada para casa.
Vantagens de castrar a gata
- Prevenção de câncer de mama, útero e ovários;
- Redução de comportamentos sexuais indesejáveis;
- Redução da marcação territorial;
- Prevenção da gravidez indesejada;
- Prevenção da doença infecciosa do trato urinário;
- Prevenção da leucemia felina e outras doenças infecciosas.
A castração é a forma mais segura de cuidar com a saúde da gata e evitar gravidezes indesejadas. Por isso, antes de realizar o procedimento, consulte sempre um médico veterinário especializado. Se está considerando realizar esse procedimento na sua gata, a HOSPVET é referência em clínica veterinária e conta com profissionais altamente qualificados que farão todo o acompanhamento e garantirão a segurança e o bem-estar do seu animal. Peça já sua cotação e proporcione a sua gata mais saúde e qualidade de vida.