A Cirurgia de Castração em Gato, também conhecida como castração em fêmeas e em machos, é uma cirurgia indicada para prevenir câncer de mama e trompas em gatas, além de prevenção de doenças de próstata em machos. Ela também é usada como forma de reduzir ou até mesmo eliminar o instinto de fugir e dar ninadas. É importante salientar que a castração não é obrigatória, mas é aconselhável principalmente com o intuito de prevenir a reprodução acidental de animais.
Como Funciona a Cirurgia de Castração em Gato?
Quando a cirurgia de castração é feita em uma gata, o procedimento consiste na remoção das trompas e ovários. Já para os machos, é feita a retirada dos testículos. Geralmente a cirurgia é feita através de uma abordagem convencional, mas há a opção de realizar pela abordagem laparoscópica, que é realizada através de incisões menores.
Vantagens da Cirurgia de Castração em Gato
Redução na agressividade: Sem as glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais, os gatos tendem a mostrar menor nível de agressividade.
Prevenção de doenças: Gatos castrados correm menos risco de desenvolverem câncer de mama ou de próstata.
Prevenção de acidentes: O instinto de fugir e dar ninadas dos gatos castrados é reduzido, o que ajuda a evitar acidentes com veículos quando o seu gato sair para explorar.
A cirurgia de castração em gato é um procedimento seguro e com benefícios para a saúde, bem-estar e segurança dos animais e de seus tutores. Se você deseja realizar a castração do seu animal, a HOSPVET é referência no mercado de clínica veterinária e está à disposição para auxiliar. Entre em contato para solicitar orçamento e realizar a castração do seu pet sem dor ou risco.