A castração gata fêmea é o procedimento cirúrgico realizado por veterinários para a retirada dos ovários e útero de uma gata, com o intuito de torná-la estéril. Esse procedimento é conhecido também como ovariectomia ou ooforectomia e é indicado para o controle populacional de gatos, mas também auxilia no tratamento de doenças, como problemas de comportamento, alergias e até mesmo câncer ginecológico em felinos.
O Que é Castração Gata Fêmea?
A castração gata fêmea é um procedimento cirúrgico realizado para eliminar as funções reprodutivas de uma gata. O objetivo é deixar o animal estéril, ou seja, impedir a reprodução. Esse procedimento deve ser realizado por um veterinário qualificado e exige cuidados anteriores, durante e após a cirurgia.
Como Funciona a Castração Gata Fêmea?
Na castração gata fêmea, o procedimento consiste na retirada de ovários e útero, o que impede a reprodução da gata. A cirurgia é realizada por um veterinário qualificado e exige cuidados pré, durante e pós operatórios. O procedimento é considerado simples e é seguido por anestesia geral para evitar qualquer tipo de dor ou stress para a gata.
Vantagens da Castração Gata Fêmea
- Reduz a produção de hormônios femininos responsáveis por diversos distúrbios, como infecções urinárias e cistite;
- Reduz o risco de doenças, como trombose de veia ovariana;
- A gata não fará mais a “cobertura”, ou seja, não deixará mais o seu território;
- Plasma a perigosa e indesejada superpopulação de gatos;
- Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e útero;
- A gata deixa de se mostrar sexualmente agressiva;
- Menos stress para o seu gato, pois não terá mais que sofrer as síndromes pré-miccionais
Ter a castração gata fêmea realizada por um especialista na área é fundamental para dar qualidade de vida ao seu pet. Por isso, conte com os serviços de clínica veterinária da HOSPVET e garanta a saúde e o bem-estar do seu gato. Faça já a sua cotação e dê o melhor para o seu pet.