O que é exame de leishmaniose em cães?
A leishmaniose é uma doença parasitária que pode acometer cães e seres humanos, transmitida por uma picada de um inseto vetor chamado flebotomíneo. O diagnóstico da leishmaniose é realizado através de exame de leishmaniose em cães, que consiste em um conjunto de testes de laboratório essenciais para identificar a presença do parasita na corrente sanguínea.
Como o exame de leishmaniose em cães funciona?
Para o diagnóstico da leishmaniose, o veterinário coleta o sangue do cão. O material é enviado a um laboratório de análise clínica para realizar três testes diferentes: exame de sangue, sorologias e a PCR.
No exame de sangue, avaliam-se os glóbulos brancos. Quando presentes altas quantidades desse tipo de célula, pode indicar a presença de leishmaniose.
Já a realização das sorologias é um exame que detecta a presença de anticorpos produzidos pelo organismo do animal em resposta à infecção por leishmaniose.
Por fim, a PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) é uma técnica laboratorial muito sensível capaz de detectar o parasita da leishmaniose no sangue do animal.
Vantagens do exame de leishmaniose em cães:
- Segurança: o exame é seguro e não causa danos ao animal.
- Rapidez: Geralmente, os resultados do exame são fornecidos em 48 a 72 horas após o envio do material para o laboratório.
- Precisão: A sensibilidade e a especificidade dos testes são extremamente altos, tornando o diagnóstico da leishmaniose muito seguro.
- Econômico: O custo do exame de leishmaniose em cães é bastante acessível.
O exame de leishmaniose é indispensável para o diagnóstico de qualquer tipo de doença.
Se possível, faça uma cotação na HOSPVET, uma empresa especializada no segmento de clínica veterinária, para que seu animal de estimação receba toda a assistência médica que ele merece.