Uma cirurgia para retirada de tumor em gatos é usada para remover crescimentos e nódulos anormais da pele, tecidos subcutâneos ou órgãos internos do gato. O procedimento se baseia na aplicação de técnicas cirúrgicas para destruir o tumor, sejam operando em seu contorno até remover totalmente o tecido afetado. Existem ainda exames de diagnóstico como o ultrassom, endoscopia, biopsia e raio-x que podem ajudar na identificação e caracterização dos tipos de tumores em gatos.
Como funciona a cirurgia para retirada de tumor em gatos?
O médico veterinário irá avaliar a saúde do gato e se necessário, aplicar os exames diagnósticos para verificar a necessidade da cirurgia. Após a avaliação e planejamento do procedimento, o médico irá realizar a anestesia geral do gato e a cirurgia para remoção total ou parcial do tumor. Após a remoção, o tecido é submetido a um estudo anatomopatológico para verificar a natureza do crescimento.
Vantagens da cirurgia para retirada de tumor em gatos
- Menor risco de recidiva; Melhor qualidade de vida para o gato; Redução do tumor em curto intervalo de tempo; Cura possível em certos casos.
A cirurgia para retirada de tumor em gatos é um procedimento seguro para trazer benefícios como a melhora da qualidade de vida do pet. O diagnóstico precoce pode ampliar a chance de cura. Se você possui um gato com algum sintoma suspeito ou deseja saber mais sobre o tema, conte com a HOSPVET, uma clínica veterinária especializada pronta para atender você e seu pet com confiança e segurança.