A cirurgia ortopédica em gatos é o ramo da medicina veterinária dedicado ao procedimento cirúrgico para correção de deformidades articulares, reparação de fraturas e para tratar doenças e lesões ósseas. É importante a intervenção de um especialista para identificar o problema e aconselhar a melhor maneira de cuidar do animal.
O que é a cirurgia ortopédica em gatos?
Quando um gato sofre alguma lesão na coluna ou nas articulações, geralmente um especialista em medicina veterinária recomenda a cirurgia ortopédica. O objetivo é corrigir qualquer problema antes que ele piore e estabilizar ou prevenir qualquer complicação futura. A cirurgia ortopédica pode ser usada para tratar fraturas, lesões ligamentares, reparar danos nos ossos e articulações, e até mesmo substituir articulações danificadas.
Como funciona a cirurgia ortopédica em gatos?
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob supervisionamento de um médico veterinário. O procedimento envolve anestesia geral, onde é realizada uma pequena incisão para acessar o local onde está afetado. Então, a lesão é reparada. No caso de uma fratura, são inseridas algumas pinças metálicas, porções ósseas desgastadas são removidas, e depois é estabelecida a união entre os ossos. Esses instrumentos devem ser removidos após um certo período de tempo.
Vantagens da cirurgia ortopédica em gatos
- Recuperação mais rápida do gato, com melhor qualidade de vida;
- Redução no uso de medicamentos;
- Redução da dor e do sofrimento;
- Menor tempo de internação.
A cirurgia ortopédica é, portanto, uma ótima alternativa para o tratamento de lesões e fraturas em gatos. Para mais informações acerca das etapas iniciais no tratamento, bem como informações sobre o custo da cirurgia ortopédica em gatos, entre em contato com a HOSPVET, empresa especializada em clínica veterinária. Lá, você obterá todas as informações que precisa para ajudar o seu amado gatinho a se recuperar da melhor forma possível.