Esporotricose felina é uma doença infecciosa causada por um fungo da família Sporothrix, que pode se manifestar em forma de dermatite, alterações nas unhas ou linfadenopatias. No caso de diagnostico de esporotricose em gatos, o tratamento é fundamental para garantir a saúde do animal.
O que é o tratamento para esporotricose felina?
O tratamento da esporotricose felina é múltiplo, realizado por um veterinário especializado. A opção mais utilizada para tratar essa doença é a aplicação de medicamentos via oral e/ ou injetável de forma contínua, que inibem a multiplicação do fungo, além de outros procedimentos, como imunoterapia e acupuntura, que aumentam as chances de recuperação.
Como funciona?
O tratamento para esporotricose felina pode variar de caso a caso, dependendo dos sintomas apresentados pela doença. Geralmente, o veterinário indicará o uso de medicamentos antifúngicos, tais como o itraconazol, cloridrato de terbinafina ou anfotericina B. Além disso, é importante que o animal seja acompanhado por um veterinário e submeta-se a exames laboratoriais regularmente para verificar o nível de crescimento do fungo.
Vantagens do uso de tratamento para esporotricose felina
- Aumenta as chances de recuperação;
- Evita complicações da doença;
- Reduz o risco de infecção secundária;
- Diminui o desconforto e dor causados pelos sintomas da esporotricose;
- Permite uma vida saudável para os animais;
O tratamento para esporotricose felina é a forma mais segura e eficaz para o tratamento dessa doença. Porém, ao detectar qualquer sintoma, é importante consultar imediatamente um veterinário especializado para que o animal seja submetido aos exames necessários para o diagnostico precoce. Para essa e outras necessidades em saúde animal, conte com a experiência da HOSPVET. Nossos profissionais estão prontos para auxiliá-lo e proporcionar o melhor para seu pet.