O exame de citologia é uma forma não-invasiva de avaliar o estado de saúde dos gatos. Esta análise é realizada mediante a coleta de células do organismo do felino, permitindo que sejam identificadas possíveis doenças ocultas. A coleta pode ser feita por meio da amostra de sangue, líquido fisiológico, urina e/ou tecido.
O Que É Exame de Citologia em Gatos?
O exame de citologia em gatos consiste em uma análise de amostras de tecidos ou líquidos obtidos em procedimentos de rotina, como exame físico, durante a cirurgia, ou em uma punção de abcesso, por exemplo. O método consiste na coleta e avaliação das células para detectar possíveis doenças, como infecções, tumores, lesões, disfunções ou desordens metabólicas.
Como Funciona o Exame de Citologia em Gatos?
A coleta das células para o exame de citologia em gatos pode ser realizada por meio de punção, swab, biópsia ou aspiração de líquido. Uma vez realizada, a amostra é analisada em laboratório para que seja possível identificar alterações no tecido ou estruturas dos tecidos diferentes do normal. Além disso, com este exame é possível verificar o crescimento e a quantidade de células, sua morfologia, possíveis infecções, infestações parasitárias, lesões, ou o estágio da doença.
Vantagens do Uso do Exame de Citologia em Gatos
- É um procedimento não-invasivo;
- Os resultados são instantâneos;
- Identificação precoce de doenças;
- Análise do estado geral de saúde do animal de estimação;
- Diminuição dos custos do tratamento devido a precocidade no diagnóstico;
- Aumenta as chances de cura de enfermidades.
O exame de citologia em gatos é realizado por meio do exame completo de sangue e da oferta de serviços especializados em clínica veterinária. Para saber mais sobre como solicitar esse exame para o seu animal de estimação, procure a HOSPVET, uma clínica veterinária com serviços de qualidade e profissionais especializados no segmento.